Síndrome do Túnel do Carpo
O que é ?
A Síndrome do Túnel do Carpo é a principal causa de formigamento nas mãos. Consiste na compressão do nervo mediano ao nível do túnel do carpo (Veja no vídeo abaixo), causando formigamento na palma da mão e nos dedos, principalmente à noite, e eventualmente dor em sensação de “choque”. Pode evoluir para fraqueza muscular e atrofia da musculatura tenar em casos mais graves, caso a compressão seja acentuada e/ou prolongada. Pode ser bilateral.
O que causa a síndrome do túnel do carpo?
Geralmente a causa não é muito bem estabelecida, mas tem relação com um aumento da inflamação da região do punho, que causa edema das estruturas do túnel do carpo e consequentemente uma diminuição do espaço, comprimindo o nervo mediano dentro do túnel do carpo. A predisposição genética também é um fator muito importante!
É mais comum em mulheres de meia idade e tem uma incidência elevada em pacientes diabéticos, obesos e com doenças da tireóide, sugerindo o componente inflamatório e hormonal dessas condições clínicas.
Não existe comprovação que o trabalho repetitivo seja uma causa direta de Síndrome do Túnel do Carpo, mas teoricamente o esforço físico pode causar tendinite e contribuir para o aumento de pressão na região do nervo mediano.
Já os trabalhadores braçais que utilizam instrumentos com intensa vibração estão certamente mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.
O que piora a síndrome do túnel do carpo?
Fletir exageradamente o punho pode aumentar a pressão no interior do túnel do carpo, piorando os sintomas. Além disso, diabetes ou tireoidopatia descontroladas podem ser fatores de piora.
Por que piora à noite?
À noite, os sintomas costumam ser mais intensos, provavelmente por uma diminuição natural do pico de cortisol.
Esse hormônio tem sua produção estimulada pela luz, aumentando a vigília durante o dia, mas durante à noite seus níveis reduzem para que a pessoa tenha um sono tranquilo.
Acontece que o cortisol tem uma atividade anti-inflamatória no organismo, por isso quando seus níveis estão mais elevados (durante o dia), os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo são menores e às vezes imperceptíveis. Além disso, à noite algumas pessoas dormem inconscientemente sobre o braço, em posição inadequada, o que pode aumentar a pressão no túnel do carpo.
Qual melhor exame para detectar?
O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é clínico! O que significa que uma boa história clínica e um exame físico feito por médico experiente são suficientes para o diagnóstico.
Porém, alguns exames são importantes como complementação diagnóstica e avaliação da gravidade.
O Ultrassom do punho permite medir a espessura do nervo mediano dentro do canal, sendo considerado espessado quando maior que 10mm.
A Eletroneuromiografia calcula os potenciais elétricos sensitivos e motores emitidos pelo nervo ao ser estimulado eletricamente em ambiente controlado de laboratório, sendo bastante útil para mensurar a gravidade do caso.
Qual tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo?
O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo pode ser conservador ou cirúrgico, a depender da gravidade de cada caso. O médico mais indicado para orientar o tratamento é o Cirurgião de Mão.
Nos casos com sintomas mais leves e sem comprometimento motor (clinicamente e pela eletroneuromiografia), recomenda-se iniciar pelo tratamento conservador.
Já nos casos com sintomas graves e perda do trofismo muscular, o tratamento inicial recomendado é a liberação cirúrgica do túnel do carpo. ASSISTA AO VÍDEO DA LIBERAÇÃO CIRÚRGICA DO TÚNEL DO CARPO PELA TÉCNICA ENDOSCÓPICA!
Como tratar de forma “natural” ou conservadora?
O tratamento conservador consiste no uso de órtese noturna em posição neutra (dormir com uma tala removível todas as noites ajuda a diminuir a pressão no túnel do carpo nesse período, que é o mais crítico naturalmente).
Além disso, o seu Cirurgião de Mão pode indicar medicamentos para alívio dos sintomas (anti-inflamatórios não hormonais por curto período, corticoesteróides de depósito, reposição vitamínica, dentre outras modalidades).
A fisioterapia ou terapia ocupacional é parte fundamental do tratamento, tanto conservador como nos casos pós operatórios. A combinação de exercícios para deslizamento do nervo, alongamentos, fortalecimento e cuidados com a cicatriz cirúrgica é o que vai otimizar os resultados finais.
Se a sua mão apresenta formigamento (parestesia), perda de força ou dor, pode ser a Síndrome do Túnel do Carpo! Procure um Especialista em Mãos de confiança!
Dr. Lucas Macedo
CRM SP 178413